Monetize seu blog!

      

        Oi pessoal tudo bom? Sei que a maioria das pessoas blogam por amor, tem o blog como um hobby, e eu também comecei assim. Durante três anos bloguei despretensiosamente até que decidi investir em um blog profissional. Sim, queria ganhar dinheiro com uma das coisas que eu mais gosto. Algumas pessoas acham que isso é um horror, um absurdo, como se eu fosse cometer um crime. Quem tem blog sabe que ele dá gastos. Temos que pagar o domínio, hospedagem, layout, divulgação, comprar produtos para fazer resenha, seja livros ou cosméticos, enfim, eu estava gastando e minha intensão era ganhar o suficiente para arcar com os gastos que o blog estava me dando, e quem sabe no futuro ganhar além disso. Então vou descrever resumidamente minha trajetória e como tenho feito para o blog ser autosustentável. Sim, consigo arcar com as despesas básicas e ainda me sobra um pouco =)

Domínio: Comprei no próprio Google com o cartão internacional e pago 15 dólares por ano.

Hospedagem: Não tenho. 

Layout: Instalei um layout gratuito e o adequei do meu jeito. (Layout grátis aqui).

Divulgação: Utilizo as redes sociais e grupos. Troco divulgação de páginas (fanpage) para ganhar mais seguidores no Facebook, assim a possibilidade das pessoas conhecerem e acompanharem meu blog aumentou.

Produtos para resenha: Comecei com resenhas de produtos que eu já tinha em casa. Sim, tenho certeza que você tem muitos livros em casa, ou que já leu na biblioteca e quer comentar, ou cosméticos que testou e quer dar sua opinião.

       Veja, o objetivo era gastar o mínimo possível, então eu sempre procurei uma forma de me virar, procurava tutoriais para me ajudar no layout, e fui muito cara de pau para divulgar meu blog. Eu consegui fazer parcerias com páginas de mais de um milhão de curtidas. Eu chegava e deixava uma mensagem privada dizendo que eu também tinha uma página no Facebook e perguntava se podia trocar divulgação (eu divulgo sua página e você a minha) e muitos aceitaram, mesmo minha página sendo pequena, até que nos organizamos e fizemos grupos só para isso).

     Os seguidores e as visualizações começaram a crescer, com isso fiz parcerias com outros blogs, convidei blogueiras para serem minhas colaboradoras e fui colaboradora de outros blogs, tudo para divulgar meu trabalho. Junto com tudo isso comecei a fazer parcerias.

Lomadee: Através desta empresa você faz parcerias com várias lojas. Eu trabalho com as lojas Americanas, Submarino e Sephora. Ganho de 10 a 15% do valor da venda. Se engana quem pensa que não vende nada. Quando você indicar um livro ou cosmético deixe o link de onde a pessoa pode comprar. Se a pessoa efetuar a compra ótimo, você ganha. Existe também a parceria com o Buscapé que paga 0,17 centavos o clique duplo.

Depois da Lomadee fiz parceria com lojas menores, e ganhava também por venda. Investi em um postador automático para divulgar o máximo possível, na minha página e em grupos específicos. Pagava em torno de 15 reais por mês pelo postador. 

Automizer: É um postador automático, se você trabalha, estuda ou não tem tempo ele é perfeito para você. Programa de manhã e deixa o computador ligado e ele faz todo o serviço de divulgação. Dá para testar grátis, só que hoje ele custa 25 reais por mês. Dá para divulgar posts, produtos, o que quiser (no Facebook).

Publipost: Sempre deixe seus contatos acessíveis, atualize sempre seu blog e trabalhe duro que o retorno virá. Recebi convites para fazer publiposts, tanto aqui quando na Fanpage, Twitter, etc. Vale a pena ver o vídeo da Sernaiotto para saber como cobrar.

Boo-box: É uma empresa que disponibiliza banners monetizados, você ganha por cliques ou visualizações. Saque de no mínimo 30 reais, os cliques variam de 0,15 a 0,25 centavos e as visualizações são de 1 a 3 reais a cada 1000 visitas únicas.

Spider.ad: Funciona da mesma maneira que o Boo-box, porém o saque é de no mínimo 100 reais e você ganha com indicação de parceiros.

Adsense: Esse é o mais utilizado de todos, é publicidade oferecida pelo Google, em formatos variados como nas outras duas empresas que citei, pago em dólar. Pode monetizar o blog e seus vídeos no youtube.

Bom pessoal, esses foram os recursos básicos para eu poder investir mais no blog. Com o tempo as empresas começaram a enviar produtos para a resenha e já não precisei gastar do meu bolso, além de fazer alguns publieditoriais. Já os produtos que comprava para mostrar no blog também comecei a comprar com o próprio dinheiro que ganhava com o blog. 

Tem gente que acha que nada disso vale a pena, pois ganha-se centavos com banner monetizado. É verdade, ganha-se centavos, mas você vai receber o total dos centavos acumulados durante um período, não de um clique!!! Quanto mais você divulgar, mais visualizações terá, mais retorno para seu trabalho. O dia que você comprar seus livros, cosméticos, roupas ou o que mais gosta com o dinheiro do seu blog sem precisar pegar nada do seu salário/mesada venha aqui e me conte se é bom ou não. Tenho amigos blogueiros que trocaram computador, celular, compraram câmeras, etc. 

Algumas pessoas tem o pensamento de tudo ou nada: "Se não for para ficar rica eu não trabalho". Tem aquele pensamento fantasioso que vai criar um blog hoje e amanhã vai comprar um duplex em Ipanema. Todas as blogueiras e youtubers que hoje ganham bastante dinheiro, suficiente para comprar casa e carro trabalharam durante anos sem ganhar um tostão para poder se estabelecer, divulgar seu trabalho e depois serem reconhecidas. Portanto, ganhar o suficiente para gastos extras para mim é um bom começo. 

Sendo bem sincera: tenha o pé no chão. Vá estudar, procure um emprego, principalmente se você tem família. Não vá pensando que o blog vai te sustentar de hoje para amanhã. Mas quero dizer que também não é impossível ganhar dinheiro com o blog e que você não possa fazer dele um trabalho rentável. Com o tempo, muito trabalho e dedicação você pode sim conquistar muitas coisas.

Gente, eu tenho blog a 5 anos, mas como eu disse estou investindo em um blog profissional a apenas dois anos, então não tenho tanta experiência, mas quis passar para vocês para poder ajudar de alguma forma quem está começando. Nada do que você faz na vida tem retorno rápido. Se for fazer faculdade vai levar no mínimo 4 ou 5 anos para ter um retorno, investir num negócio ou num blog é a mesma coisa. Demanda tempo, dedicação, persistência e foco. E vocês o que acham? Beijos!


Postagens mais visitadas deste blog

Testei: Casting Creme Gloss: Mel Tabaco - L´oreal!

Testei: L´oreal Casting Creme Gloss - Mel Claro.

Merlot Hair!