Dicas para otimizar a divulgação do seu blog no facebook

      Neste post eu darei dicas para otimizar a divulgação do seu blog no Facebook, aproveitando ao máximo uma das maiores redes sociais do mundo, para que o que você produz chegue ao maior número de pessoas. Falarei sobre as suas ferramentas, as parcerias que podem ser feitas e suas funções. Se  quiser saber mais continue lendo este post :)


        Uma das maiores ferramentas de divulgação que existem no Facebook é o compartilhamento. Quando eu comecei meu blog eu compartilhava os links dos posts no meu perfil pessoal onde todos os meus amigos e familiares podiam visualizar. Porém reparei que esse compartilhamento era muito pouco, pois eu queria atingir mais pessoas. Além disso notei que os compartilhamentos do conteúdo do blog despertaram dois tipos de opiniões muito importantes: havia aqueles que gostavam e ajudavam a divulgar e também aqueles que reclamavam: "Você só fica postando coisa do blog!". Foi para isso que criei uma página, assim apenas o que gostavam do que eu produzia iriam curtir e visualizar as atualizações. O perfil pessoal permite que você tenha apenas 5 mil pessoas adicionadas, em contra-partida a página permite uma quantidade infinita de seguidores. Além disso, a cada post curtido ou compartilhado o alcance aumenta, permitindo que os amigos dos seus seguidores também vejam. Por isso é sempre importante especificar quem postou aquela foto ou link. Repare que normalmente eu coloco o símbolo de "joinha" e marco a minha página. Antigamente eu ficava divulgando incansavelmente, hoje vejo amigos de amigos curtindo apenas por visualizar alguma foto ou frase engraçada que eu postei, sem muitos esforços. Você deve estar pensando: "Até aqui a Carol falou apenas coisas óbvias, eu estou careca de saber de tudo isso" -_-.  
        Eu não sou mestre no assunto, aqui no meu blog eu apenas compartilho com vocês a minha experiência. Uma delas é que para divulgarmos um blog, seja qual for o tema, devemos ignorar críticas que não são construtivas. Você também deve ter em mente o tema que você quer falar, para poder delimitar seu público. O Facebook é bem democrático, existem páginas e grupos sobre assuntos científicos, de humor, de beleza, de amor, de animais, etc. Porém o tema central do seu blog não impede que você compartilhe outras coisas que você gosta. O tema central do meu blog é beleza, mas não impede de eu postar uma frase ou imagem interessante na minha página, para ilustrar o que estou sentindo naquele momento. Não é porque eu vi uma foto de um gato fofinho que eu tenho que escrever um post sobre isso. Eu gostei da foto, compartilho com meus seguidores, ponto. Desse modo, o leitor do meu blog se aproxima e conhece um pouco mais sobre mim. Outro ponto interessante é que isso gera mais atenção para sua página. Sempre que compartilho algum post de humor eu atraio mais pessoas, gerando uma curiosidade na página que compartilha esse tipo de coisa. Ao chegar na minha página a pessoa nota que eu sou dona de um blog e falo sobre diversos assuntos, se o sujeito se interessa ele curte para acompanhar... frequentemente encontro homens na minha página, atraídos por uma foto engraçada ou de reflexão. Ele pode até não gostar de maquiagem, mas está lá. Outro dia um homem curtiu minha foto, marcou a esposa e falou: "amor, veja que página fantástica, tem maquiagens incríveis", nossa fiquei muito feliz, pois eu acabo atraindo os homens e eles indicam outras pessoas, muito bacana. Antigamente eu postava apenas coisas do blog como o post do dia. Depois que comecei a postar frases e imagens alguns leitores disseram: "Nossa eu tava até meio chateada com as coisas do dia-a-dia e vi uma frase tão engraçada, ri tanto que até deixou meu dia mais leve. Além disso é legal você postar outras coisas para discontrair... gosto de ver suas maquiagens e dicas de beleza, mas também gosto de ver outros assuntos que não sejam apenas posts do blog". A leitora me deu uma super dica de ouro, não acham? As pessoas acabam me acompanhando porque gostam do meu bom humor, pela minha capacidade de rir apesar de tudo, outras me odeiam pelo mesmo motivo... fazer o que?! rsrs. Minha página acaba atraindo pessoas de diversos gostos, pelo fato de eu abordar diversos assuntos sem deixar o tema central. 
            Diante disso alguns donos de páginas fizeram parcerias de troca de divulgação de cards comigo. Uma página que sempre posta frases de humor compartilha uma maquiagem minha e eu posto alguma frase da página dele. Ambos crescem e divulgam seus trabalhos. Meu blog não precisa sair do tema central, mas meus leitores também acabam por descobrir que eu gosto de outras coisas além da maquiagem, assim faço da minha página um lugar atrativo, gerando um alcance maior e como fruto conquisto mais seguidores. Esses dias tive experiência com duas páginas, uma sobre gatos e outra sobre culinária. Convidei o dono da página de culinária a conhecer meu trabalho e trocarmos posts, assim eu compartilharia uma receita suculenta na minha página e ele escolheria algum truque de beleza e maquiagem para postar na dele. Ele respondeu: "me desculpe, mas minha página é apenas para gastronomia". Em seguida fiz o mesmo convite para uma página que fala sobre gatos, e o dono da página prontamente me respondeu aceitando o convite e trocamos divulgação entre nós. Fiz uma comparação e a página sobre os gatos era três vezes maior que a página de gastronomia, sendo que os dois estão a um bom tempo no Facebook. Reparei que a página sobre gatos sempre divulga coisa de seus colegas, como frases de fé, uma maquiagem interessante, algo sobre cães e animais selvagens, etc etc. Eu sei que o tema central é gatos eu não tenho dúvida disso, mas eu vejo uma pessoa além disso por trás daquela página. O dono dessa página é sempre simpático com todos, respeita e estimula o trabalho de outras páginas, posta coisas diferentes e engraçadas e seu alcance (em números) é extraordinário. O outro que tem a página de culinária apenas posta as receitas com as fotos, não responde comentários, não fala mais nada que não seja comida. É um direito dele, é o que ele quer, mas se você quer otimizar a divulgação do seu blog essa não é uma boa ideia. É legal compartilhar coisas que gostamos, pois toda blogueira de beleza, bem como seus leitores, também gostam de uma dica de culinária, de animais fofinhos, de dar boas risadas, etc. Pense nisso, faça testes e veja o que acontece... Recentemente li uma matéria sobre uma blogueira muito famosa e ela disse: "Fiz meu blog por causa da maquiagem, mas ninguém (nem eu) gosta de ficar vendo só esse assunto, por isso comecei a escrever sobre outras coisas e meu blog cresceu conquistando mais parceiros (empresas) e leitores". É frequente uma blogueira convidar outras colegas para produzir algo para o blog dela, por exemplo um blog de maquiagem convida uma designer de unhas para fazer um tutorial, pois unhas não é o forte dela, mas para ampliar seu trabalho ela faz isso. Já vi blogs que falam de beleza ter posts sobre dicas de viagens escrito por homens, e eu adoro! Bom cada um acaba encontrando uma forma de encontrar seu lugar ao sol, e você o que pensa sobre isso? Beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Testei: Casting Creme Gloss: Mel Tabaco - L´oreal!

Testei: L´oreal Casting Creme Gloss - Mel Claro.

Merlot Hair!